Acará Boca de Fogo, Peixe Para Principiantes

Publicidade:

O Acará Boca-de-fogo é um peixe que pode ser criado pelas pessoas que ainda não tenham muitos conhecimentos em aquarismo, já que não costuma dar muito trabalho para as pessoas. Mas também acaba não sendo uma espécie muito recomendada para crianças ou pessoas que desejam ver muito atividade dentro do aquário, já que se trata de um peixe mais tímido e quieto. Este peixe pode ser encontrado originalmente no México, na Guatemala e também em Belize.

O Acará Boca-de-Fogo pode ser criado com outros peixes, mas é importante que estes sejam do mesmo tamanho ou maior do que ele, caso contrário existe uma grande possibilidade de acontecer o canibalismo.

Apesar de ser um peixe mais tímido, que vai ser encontrado quase sempre nos cantos do aquário ou entre as vegetações e adornos, ele acaba tendo o seu comportamento alterado sempre que está na fase de reprodução, se tonando extremamente agressivos inclusive com outros peixes. Também acabam criando um território somente seu dentro do aquário e costuma atacar outros peixes e animais que tentem entrar.

O Acará Boca-de-Fogo acaba sendo um peixe bastante vistoso quando criado da forma correta, com cores vibrantes, principalmente a parte de baixo que começa na mandíbula e que tem um laranja da cor do fogo, sendo que daí acabou saindo o seu nome.

Para conseguir criar um bom ambiente para o seu Acará Boca-de-Fogo, a temperatura da água geralmente pode ficar na média utilizada pela maioria dos peixes que não são tão sensíveis, ficando entre os 24°C e 28°C, sempre cuidando para que os extremos deste intervalo não sejam atingidos com muita frequência.

Já o pH da água deve ficar entre 6.5 a 7.5, com um dH entre 8 a 10º.

Em termos de alimentação este é um tipo de peixe que não costuma se dar muito bem com as rações industrializadas, preferindo sempre os pequenos crustáceos. Ele até pode começar a comer ração industrializada depois de um tempo, mas é muito importante que as pessoas acabem oferecendo também estes alimentos vivos.