Acará Disco, Saiba Sobre os Cuidados com Esse Lindo Peixe

Publicidade:

Para aqueles que estão querendo ter o seu primeiro aquário, é muito importante ter em mente que os peixes não são iguais entre sí. Cada espécie conta com peculiaridades que as diferenciam. Alguns peixes são mais resistentes a mudanças bruscas de temperatura e PH da água, enquanto que outros peixes são muito sensíveis e exigem que a pessoa tenha mais conhecimento e controle da água.

O Acará Disco pode ser enquadrado no segundo grupo: é uma espécie que sempre vai exigir uma maior capacidade de controle da água por parte do criador, caso contrário ele não vai conseguir resistir e a pessoa terá que desembolsar mais dinheiro na compra de outros exemplares.

O Acará Disco é extremamente sensível a qualquer mudança, inclusive o acumulo de lixo que acaba prejudicando a saúde dos animais. Portanto os criadores precisam sempre ter equipamentos específicos para limpeza do aquário para conseguir deixar sempre a água limpa.

Já o seu acasalamento acaba se tornando uma etapa a parte na vida destes peixes. Quando eles conseguem viver bem dentro do cativeiro, eles formam pares, sendo que estes pares duram para o resto da vida deles. Mas os dois só vão conseguir procriar se encontrarem um canto no aquário que não tenha tanta luz para conseguir fazer o seu ninho. Caso não encontre este espaço eles simplesmente não vão conseguir colocar os ovos.

A temperatura ideal da água para os peixes desta espécie é um pouco mais alta do que a média, sendo que pode ficar entre 27°C e 30°C, mas de preferência manter em 28°C. Esta temperatura precisa ser monitorada constantemente, especialmente nos dias mais frios do ano.

Já o pH da água ideal para manter o Acará Disco saudável deve ficar sempre entre 6.3 a 7.3, com um gH entre 1 a 10, e com kH entre 1 a 3. Todas estas características devem ser controladas frequentemente e o criador precisa utilizar produtos na água específicos para este tipo de tratamento.

Já em termos de alimentação, o Acará Disco consegue aceitar a ração industrializada quando está sendo criado em cativeiro.