Aprenda a Cuidar de um Lhasa Apso

Publicidade:

A maioria das pessoas gosta de ter animais de estimação e por que não ter o melhor amigo do homem ao lado? Um cãozinho é sempre bem vindo às casas e nos corações principalmente quando a casa tem crianças.

Uma das melhores e das mais queridas raças para se criar é o Lhasa Apso. Esta raça está entre as 10 mais queridas entre os brasileiros. Considerado basicamente um cão de companhia, veja a seguir algumas características dele.

Características do Lhasa Apso

  • Porte pequeno, no máximo 30 centímetros de altura;
  • Peso entre 5 e 7 quilos;
  • Ótimo cão de guarda;
  • Vida muito longa;
  • Adapta-se bem a ambientes pequenos, como: apartamentos e casas sem quintal e;
  • Adora brincar.

Problemas que se pode ter com Lhasa Apso

  • Necessitam de exercícios diários, caminhada e brincadeiras;
  • Se muito tempo preso, ficam estressados;
  • Tem tendência a ter problemas de saúde, nos rins, de pele ou nos olhos, além de displasia nas ancas e;
  • Pode ter a síndrome de cachorro pequeno e acabar não gostando de crianças.

Análise dos prós e contras

Para entender um pouco mais sobre esses cães é preciso fazer uma análise em cima de suas características, sejam as boas ou as ruins. Algo muito bom é que ele tem uma vida muito longa, a média é 15 anos, alguns cães podem chegar a 19 ou 20 anos. Como já foi dito anteriormente ele é de porte pequeno, por isso é ótimo para pessoas que moram em apartamentos e casas sem quintais, ou seja, eles se adaptam muito bem a pequenos espaços.

Mesmo sendo pequenos são ótimos cães de guarda, latem bastante e isso pode irritar os vizinhos, mas também são bem valentes. Se estressados são capazes de atacar e em muitos casos criam aversão a crianças, por isso cuidado.

Sua saúde, como a de qualquer outro cão, tem altos e baixos. Os grandes problemas que podem ter, estão ligados ao fato a falta de exercício e de companhia. Mas também apresentam problemas renais, cardíacos e no globo ocular. Portanto, leve sempre seu bichinho ao veterinário.

A origem do Lhasa Apso

Para quem não sabe, esta raça é de origem tibetana. Os primeiros registros datam há muitos séculos atrás nas montanhas do Himalaia. Por muito tempo o Lhasa Apso foi considerado um cachorro sagrado, seu nome é oriundo da cidade sagrada de Lhasa, e por isso era criado por homens que eram considerados santos e pelos nobres.

A lenda em torno do Lhasa Apso é que ele traz boa sorte para quem é seu dono. Antes de ser difundida, era extremamente difícil encontrar essa raça e para completar dizem que o dono do primeiro cão dessa raça morreu, a alma dele entrou no cachorro, o mais interessante é que o dono era um mestre tibetano, talvez por isso o Lhasa Apso seja tão especial, não é mesmo?