Australian Cattle Dog, O Cão no Trabalho e na Obediência

Publicidade:

Os cães da raça Australian Cattle Dog são considerados como cães para trabalho no campo, em especial com o gado trabalhando como cão de pastoreio ou atuando como boiadeiro. Este é um cão largamente utilizado no pastoreio de fazendas dos Estados Unidos, da Austrália e até mesmo aqui no Brasil.

Um alerta interessante a se fazer sobre esta raça de cão é que o Australian Cattle Dog é um cão extremamente inteligente, muito atento, corajoso, obediente e confiável acima de tudo, onde o sue dono poderá desde que o treinando bem, ter um animal de extrema confiança. Além disto o cão da raça possui uma devoção incrível para o trabalho e se torna assim um excelente cachorro para a lida com gado.

O temperamento da raça

Podemos dizer que o Australian Cattle Dog possui um temperamento muito especial, diferenciado e calmo, apesar disto com estranhos ele é bastante desconfiado mas mesmo assim muito apegado ao dono e a sua moradia. Por ter estas características ele é um cão excelente para que se trabalhe na guarda de propriedades rurais já que ele pode tratar os locais onde vive como o seu palácio próprio.

A raça de cães Australian Cattle Dog são muito utilizadas aqui no Brasil por fazendeiros, tudo isto devido a sua vontade incansável de trabalhar e acima de tudo a sua obediência ao dono ou ainda ao seu tratador.

O que acontece infelizmente é que boa parte de toda a população da raça no Brasil não possui um registro, o que torna para os tratadores de raças de cães algo muito trabalhoso para um reconhecimento desta incrível raça de cães para pastoreio. Sua pelagem acima de tudo de destaca por ser lisa e muito brilhante, com cores azul mosqueado ou ainda salpicado com marcas ou ainda ruivo salpicado com marcas.

É um cão de porte médio, os exemplares machos tem entre 46 e 56 cm de cernelha e as fêmeas medem um tamanho equivalente entre 46 a 48 cm de tamanho. Além disto por ser um cão que tem muita energia necessita de grandes espaços para viver.