Bichon Frisé, Um Eterno Filhote

Publicidade:

O cão da raça Bichón Frisé tem uma origem bastante antiga, já que existem registros de que ele já existia no Antigo Egito e na Fenícia por volta de R$ 1400 anos antes de cristo. Aos poucos quando começou a migrar para outras regiões, na Europa por exemplo, a raça pouco a pouco começou a se moldar, sua grande popularização começou a acontecer nos Estados Unidos e apenas no ano de 1973 é que a raça foi reconhecida.

Aspectos gerais do Bichon Frisé

Este cãozinho tem alguns diferenciais, por ser pequeno, alegre e brincalhão, é uma excelente alternativa para crianças. Ele ainda conta com a sua movimentação bastante vigorosa e um focinho de comprimento médio, sua pelagem é longa e enrolada do tipo cacheada, surge também muito solta, semelhante as pelagens de cabra da Mongólia. Seu porte de cabeça é alto e orgulhoso, seus olhos surgem em coloração escura e também bastante expressiva.

Pelagem

A sua pelagem é bastante fina, sedosa, frisada ou seja, encaracolada e bem alta lembrando uma pelagem das cabras da Mongólia. Seu pelo não surge nem liso nem encordoado com um comprimento dos pelos que poderão atingir no máximo 10 cm de tamanho. Outra particularidade dos cães desta raça é que eles poderão apresentar uma pelagem de patas e do seu focinho levemente aparadas.

O tamanho do cãozinho Bichon Frisé não deve ser superior a 30 cm nas medidas de cernelha, seu tamanho é exclusivamente um elemento de valorização e o que é muito á favor dos exemplares de tamanhos menores.

Seu temperamento e comportamento

Este é um dos cães mais típicos de companhia que existem. Em momento algum da história ele foi utilizado para outras finalidades a não ser cão de companhia. Este cãozinho é incapaz de matar uma presa e ainda não tem a menor habilidade possível para buscar um pássaro, além disto não serve para cão de guarda.

Seu traço fundamental de personalidade é principalmente a sua doçura e a sua sensibilidade, a sutileza no que poderá nos dar e receber. Ele até a sua velhice consegue manter as mesmas características de quando filhote.