Briard, Um Cão Magnífico

Publicidade:

Este é um cão de origem francesa, muito conhecido como Pastor de Brie, é uma das raças mais antigas já catalogada no mundo. A literatura francesa identificou e começou a realizar diversas referências sobre o cão desta raça em suas bibliografias a partir do século XIII, além disto algumas pinturas medievais já retrataram o cão desta raça anteriormente.

Características físicas do cão da raça Briard

O cão da raça Briard nada mais é do que um cão bastante rústico, elástico e acima de tudo musculoso e ainda de uma andadura vivaz e desperta. Sua cabeça é bastante longa e seus olhos são grandes, eles surgem em um formato não amendoado, escuros e fazem com que o cão possua uma expressão bastante inteligente e tranquila. Contudo o Briard também conta com alguns diferenciais como por exemplo uma cauda íntegra e bastante espessa, com a sua ponta em formato de gancho.

A pelagem dos cães da raça Briard surgem de forma longa e flexível, além de ser seca, o que é uma característica bastante semelhante aos pelos de cabra. Com isto a cor preferencialmente deverá vir de forma escura e poderão apresentar alguns tons grisalhos, apesar disto todas as cores uniformes poderão ser admitidas nos cães desta raça com exceção de coloração branca.

Como um tamanho ideal para os cães desta raça podemos citar uma altura equivalente entre 62 a 68 cm para cães machos e alturas entre 56 a 64 cm para cães fêmeas.

O cão da raça Briard é uma excelente alternativa para utilizar em locais de guarda e também de pastoreio, possui seu porte um tanto grande, e também precisa de altas doses de exercícios diários a serem realizados. Tem um temperamento que surgem de forma equilibrada e corajosa, por isso o cão não é um animal traiçoeiro ou que possa ter reações inesperadas.

Outro diferencial do cão desta raça é que ele é de fácil adestrabilidade, muito inteligente ele aprende rapidamente comandos, por isso é comum ele fazer algumas atividades, e vir ao dono e dar a pata ou rolar para receber algum tipo de agradecimento por parte do dono.