Cimarrón Uruguayo, Ótimo Cão de Guarda

Publicidade:

A origem desta raça é incerta. Mas o que se sabe é que eles descendem dos cães que foram trazidos por conquistadores tanto portugueses como espanhóis para a região dos pampas da América do sul.

Os cães foram abandonados pelos conquistadores nesta região, e então começaram a cruzar entre si surgindo assim o Cimarrón Uruguayo. Com isto a seleção natural permitiu também uma maior sobrevivência dos cães mais hábeis, mais astutos e também que viessem mais fortes.

Características do cão Cimarrón Uruguayo

Este é um tipo de cão de trabalho, conta com um médio porte, e é utilizado principalmente como um cão de guarda além de servir também para pastoreio. No seu país de origem principalmente ele tem uma função de caça. Além de ser um cão bastante forte e compacto ele possui uma grande agilidade para se movimentar.

Seu focinho também surge de forma mediana e larga, ligeiramente mais curto que o seu crânio, seu stop vem de forma moderada e a sua trufa é preta. Seus olhos surgem marrons, de coloração escura e também de tamanho médio e formatos amendoados. As suas orelhas são caídas, de tamanho médio e contam com um formato triangular de seu desenho.

A pelagem do cão da raça Cimarrón Uruguayo é bastante curta e lisa, bem rente ao seu corpo e com a presença de sub pelos. A cor do pelo vem em tonalidades tigradas ou baias, podendo ainda apresentar manchas brancas no sue focinho e que surgem também na parte inferior do seu pescoço, e também no seu antepeito, no peito e na região do ventre.

Este é um cão de porte médio, este é um cão que tem um porte médio, e sua altura pode variar entre 58 a 61 cm de altura. Além disto a altura das fêmeas deverão variar também entre 55 e 58 cm sempre medidos a partir de sua cernelha.

Este é um cão excelente para trabalho de pastoreio e também para domas de cavalos, tem um temperamento equilibrado e é extremamente obediente, por isso sempre que você indicar um comando ele irá respeitar e irá obedecer os comandos.