Cocker Spaniel Inglês e Seus Cuidados

Publicidade:

Cão de raça de porte médio, classificado no grupo 8 da Federação Cinológica Internacional, o cocker spaniel é um cão de água, levantadores e cobradores de caça, cujo surgimento se deu na Espanha, e não na Inglaterra como o nome de sua raça sugere. Na região da Espanha onde os cockers apareceram havia muito levantamento de aves, já que era pantanoso e repleto de mata o local.

E assim, a raça acabou sendo desenvolvida para pegar estas aves que iam sendo abatidas. Consta que até o ano de 1800, os cockers eram usados para abater galinholas da região. Entretanto, há inúmeras pinturas de artistas famosos de épocas anteriores à data, que sugerem a presença deste tipo de cão no meio humano. Também por um tempo, teria havido certa controvérsia em saber se, ele era de fato de origem espânica ou inglesa.

O Cocker também é reconhecido por ser um dos cães prediletos para se ter em casa, como animal de estimação. Isto porque além de ter uma aparência muito atrativa, é um cão dócil e de fácil trato. Inteligente, adaptável ao ambiente familiar, tranquilos, caseiros, alegres, e extremamente companheiros. O temperamento, portanto, justifica o quão popular se tornou esta raça entre pessoas do mundo inteiro. Adoram as crianças e para quem deseja ter um exemplar em um apartamento, por apostar num Cocker sim, pois além de toda a inteligência que lhe é dada, são extremamente silenciosos. Não haverá, portanto, problemas com a vizinhança.

De aparência muito elegante, a pelagem pode variar entre preto, caramelo, fígado, além das mesclas de cores que são normalmente chamadas de part colors. A altura do Cocker não ultrapassa a medida de 41 centímetros, isto se considerados os exemplares machos e adultos. O peso fica em torno de 15 quilos, também nos exemplares do sexo masculino. Possuem ainda orelhas peludas e caídas, e justamente por conta desta graciosa forma, acabam desenvolvendo problemas auditivos, sem contar a obesidade e a catarata que faz parte já de certos problemas de saúde da própria raça.

Agora, mesmo sendo tranquilos, precisam gastar energia. Passeios diários e frequentes devem fazer parte da rotina deles. Caso isto não seja feito, roerão móveis por onde passarem. Como a pelagem é bastante farta, banhos devem ser a cada 15 dias, sendo este realizado com xampu neutro e condicionador de uso humano, para evitar que os pelos embaracem. A escovação deverá acontecer ao menos três vezes por semana. A alimentação deverá ser realizada com ração de alta qualidade, se possível do tipo premium.