Como Cuidar de Doberman

Publicidade:

Raça canina pertencente ao grupo 2, fixando-se dentro da seção 1, os dobermanns são cães oriundos da Alemanha. Certamente, os dobermanns são um dos cães mais famosos do mundo inteiro e cuja história também remonta a um passado até mesmo sombrio. Conta que Alclicio Dobermann, fora o criador desta raça. Alcicio era cobrador de impostos e para amedrontar as pessoas sempre ia recolher os pagamentos levando um exemplar de cão feroz para evitar que estranhos se aproximassem dele ou até mesmo tentasse saqueá-lo ou roubá-lo. Não satisfeito com sua proteção, decidiu-se por iniciar o cruzamento entre cães das raças próximas, chegando então ao exemplar que levaria o seu nome como uma forma de reconhecimento.

Em média estes cães alcançam a estatura de 70 centímetros, isto em exemplares machos. São muito musculosos e fortes, a pelagem é curta, espessa e dura. Não são cães de colo e companhia. Vê-se até mesmo pelo porte dele. São cães tipicamente de guarda, e que foram criados com este intuito. São fiéis aos seus donos, mas precisam ser adestrados desde filhotes.

A coloração dos dobermanns vai do preto, uma das cores mais comuns até o marrom com manchas castanhas. Estão sempre em guarda, com posturas retas e firmes. As orelhas, bem características da raça, estão sempre apontadas para cima. Possuem dentes muito afiados, têm muita força em suas mandíbulas, bem como agilidade em suas pernas. Os dobermanns podem alcançar até 60 quilômetros por hora. Atentos, possuem temperamento firme. Latem muito quando sentem que algo está errado em seus territórios, que por sinal, onde vivem, é como se fosse somente deles.

Está entre uma das raças mais inteligentes do mundo. São também muito obedientes mas precisam eleger um único dono.

Os dobermanns em qualquer fase de suas vidas precisam se alimentar com ração de alta qualidade, em especial por conta de sua pele que é dura e sua pelagem espessa. Precisam ainda de complemento alimentar com ácidos graxos, ômega 3 e ômega 6. Prefira os em comprimidos mastigáveis, Os pelos também precisam ser escovados ao menos uma vez por semana, para que evitem acúmulos de pequenos grânulos de sujeira que possam criar crostas e estas venham a ferir a pele do animal. O banho pode ser efetuado a cada mês e meio e deverá ser feito com xampu especial para cães. Lave-os em casa, seque com toalha limpa e esta deve estar sempre seca.