Como Cuidar de Poodles em Geral

Publicidade:

Os poodles são cães muito populares e até hoje costuma ser uma das raças preferidas para se ter como cão de companhia em casa. Dóceis, alegres e muito, mas muito brincalhões, há três tipos de poodle: o gigante, que vai de 45 a 60 cm de altura, o médio, de 35 a 45 cm, o miniatura, de 27 a 35 cm, e o toy, que possui menos de 27 cm. A pelagem  caracteristicamente encaracolada, crespa ou ondulada nos poodles é abundante e vai mudando de cor conforme eles vão crescendo. As colorações  mais comuns são: a preta, a branca, a marrom e o cinza. E os olhos podem ser pretos, marrons ou cor de mel.

Considerados uma excelente companhia para as crianças, os poodles são também conhecidos como barbone e caniche. Trata-se de uma das raças mais populares, inteligentes, obedientes e dóceis que se tem no mundo. O nome deriva da palavra alemã “pudel”, que significa “chapinhar na água”. Durante muitos anos, houve uma grande polêmica entre alemães e franceses. Estes, tentaram revogar a criação dos poodles para eles, mas depois de algumas investigações documentais, afirmou-se que esta raça canina realmente era de origem teuta. E foi somente a partir do final do século XVIII que este cão deixou de ser de caça para ser de estimação.

Alguns cuidados básicos precisam ser tomados com quaisquer exemplares desta raça. Manter recipientes com comida e água, brinquedos, caixa e ração, comprar coleira e passear com o poodle, assim como treiná-lo enquanto ele ainda é filhote, para fazer as necessidades no local apropriado são mais do que recomendáveis.

A vacinação é outro quesito que,  mesmo quando os poodles ficam adultos e já possuem a imunidade, são necessárias. Além disso, quando são idosos e a imunidade torna-se mais baixa e a probabilidade de ficarem doentes é maior, continua-se a recomendar as vacinações. O uso de antipulgas deverá ser mensal e o vermífugo que é mais agressivo, trimestral. É possível usar um único medicamento que inclui antipulgas, o vermífugo e anticarrapatos. O medicamento vem na forma de pipeta e deve ser colocado no dorso do cão. Será totalmente absorvido por meio da pele também devem estar sempre em dia.

Os poodles têm uma pelagem muito forte, podem ser usados todos os tipos de xampus e condicionadores. As tosas higiênicas na barriga e bumbum, óculos e topete. Deve-se também aparar orelhas, arredondar ou aparar as patas para que os dedos fiquem à mostra, e arredondar o pompom. As unhas devem ser cortadas todo mês e sem esquecer o quinto-dedo.