Como Cuidar de um Shar pei

Publicidade:

Lindo, fofo, teimoso e muito, muito temperamental. Para quem está pensando em ter um cão da raça shar-pei em casa, precisa antes de mais anda conhecer bem as características desta raça e saber quais são os cuidados necessários para se ter com eles.

Embora não seja um dos cães mais fáceis de lidar nem é um dos cães mais recomendados para se ter em casa, se o futuro dono não tiver cuidado de algum outro cachorro em sua vida. O shar-pei, mesmo assim, segue sendo uma das preferências na hora em que se fala de cães de raça.

Pertencente a família cão de gado, cão da montanha, do Norte, ou seja, cães de companhia, no grupo dos AKC – considerados cães não esportistas. A raça é oriunda da China,  e originalmente fora um cão criado para executar diversas funções, inclusive o de ser um dos cães silenciosos e que fizessem além de guarda, também companhia. Embora não tenha as características de um cão pastor ou de rastreio, não perdeu as chamadas habilidades para o trabalho, ao menos os exemplares que ainda vivem em locais campesinos. Já os que estão em área mais urbana, são apenas de alguma guarda e de companhia.

O shar-pei possui carranca bastante enrugada, e isto é justamente uma das características que faz dele um cão apaixonante. O tamanho médio de um exemplar adulto fica em torno de 45 a 50 centímetros, tanto nos machos, que sempre costumam ser maiores, quanto nas fêmeas. A mesma característica se dá quanto o assunto é o peso, ambos atingem entre 20 a 28 quilos. No ranking de inteligência, ocupa a 51ª. posição. A expectativa de vida fica entre 8 a 10 anos.

Estes cães precisam de donos que tenham disposição para cuidar deles, pois pertencem a uma raça que demanda muita energia. Gostam de brincadeiras, fazem amizades tanto com outros cães como com estranhos facilmente, gostam de dar e receber proteção e carinho, apresentam bastante tolerância ao frio e ao calor – podem viver tanto em zonas mais temperadas quanto as mais quentes – além de necessitarem de atividades físicas constantes. Embora sejam bastante temperamentais, são fáceis de receberem treinamento.

Agora, justamente uma das características mas adoradas do shar-pei – a pelagem enrugada- dentre as diversas raças caninas é uma das que mais despendem cuidados. O nome shar-pei significa “pele de areia”, uma clara referência a sua textura arenosa. Quando alisada para trás, pode promover pequenas lesões na parte interna, abaixo da pele. Então muito cuidado ao fazer carinho nele.