Como Cuidar de um Weimaraner

Publicidade:

Cão de caça da raça dos esportistas, o weimaraner  é originário da Alemanha. Sabe-se que seu nome potencialmente tenha surgido como sendo uma homenagem ao esportista grão-duque de Weimar, que ao que consta, gostava de praticar muitos esportes em companhia de um exemplar do weimaraner, quando este ainda não era conhecido. Consta também, que esta raça canina está entre os homens desde os anos de 1600, mas somente se estabeleceu em 1800 e, no século XX é que se popularizou para o mundo fora do contexto europeu. Isto se justifica porque não havia um tipo de comércio que exportasse cães com frequência. Os animais somente saiam de um lugar a outro, por ocasião de viagens de pessoas que fossem mais “estabelecidas” financeiramente.

Segundo a Federação Cinológica Internacional, o weimaraner  está classificado no grupo 7, na seção 1, ou seja, a própria classificação indica que este é um cão esportista e que gosta muito de praticar exercícios. Ocupa ainda a 21ª. posição no ranking internacional de inteligência dos cães. Quando se originou, sua função básica era a de arrastar outros cães, o que sugere o gosto que o weimaraner tem pelas corridas. A altura de um exemplar macho pode chegar até 68 centímetros se considerada a cernelha. Já o peso poderá chegar, em exemplares saudáveis e machos até os 38 quilos. Nos exemplares de fêmeas, peso e medidas costumam ser um pouquinho menores.

Os weimaraners costumam chamar muito a atenção por conta de sua pelagem muito cinza e olhos muito claros. Trata-se de um cão muito fiel, e que realmente é devotado ao seu dono. Mas não pense que são cães muito mansos, costumam ser muito bravos e corajosos. Ficam muito frustrados, caso sejam desencorajados a buscar uma caça. Alguns costumam também ser teimosos e, por conta disso, o ideal é que sejam adestrados desde filhotes. É também aconselhável que seja cuidados por famílias ativas, que gostem de passeios ao ar livre, já que este tipo de raça canina não poderá ser criada em apartamentos, precisa de muito espaço para queimar a energia que acumulam ao longo do dia.

Eles ainda precisam muito esticar as pernas e necessitam, até mais do que outras raças, correr. São cães de corrida. A pelagem, que o distingue de outras raças, requer poucos cuidados, mas precisa ser escovada ao menos uma vez por semana, para a retirada de pelos mortos. Banhos mensais. Por conta de seu porte, podem sofrer de disrafismo espinhal, sendo assim, visitas ao veterinário são aconselháveis. Vermifugação a cada semestre. A alimentação dos weimaraner deve ser feita com ração de alta qualidade.