Como Cuidar dos Cães da Raça Terrier Glen d’Imaal

Publicidade:

Seus ossos e seus músculos são muito largos, mesmo tendo uma aparência de cão muito dócil. Criado para trabalho duro do campo, o terrier glen d’Imaal foi sendo aperfeiçoado ao longo dos cruzamentos realizados pelas mãos humanas. Foi tamanha a seleção feita para a obtenção da raça, que o terrier acabou se tornando um  dos cães mais dóceis  fieis de que se tem conhecimento. Precisa de poucos cuidados, exceto durantes as estações mais quentes do ano, pois como possui uma pelagem denominada de sobrepelo, necessita de tosas frequentes.

Como o próprio nome sugere, o terrier glen d’imaal é originário da Irlanda. Com características físicas de um cão proveniente do campo, o terrier glen d’imaal  foi criado para caçar texugos e raposas, muito comuns naquela região.  Sendo assim, já se nota que é um tipo de raça que apresenta muita coragem. Além disso, costuma ser muito ativo, ágil e trabalhador, como seria um homem do campo.

Costuma ser ainda um cão muito silencioso, embora seja amigo, gentil e muito meigo. De pelagem semilonga e áspera, que normalmente é duplicada em quantidade por possuir internamente uma capa bem macia. A escovação de sua pelagem pode ser esporádica.  A coloração em geral é de um ardósia – marmoreado, sem tender para o preto. Também pode puxar para uma tonalidade de trigo e até mesmo avermelhado.  A cabeça é larga, as orelhas pequenas, e os membros curtos, porém firmes. Alcança até 35 centímetros de comprimento, apresenta peso máximo de 16 quilos e a sua expectativa de vida pode alcançar os 15 anos.

Embora tenha tantas características positivas, o terrier glen d’imaal não é tão fácil de ser adestrado. Ele costuma ser bem teimoso e não convive em harmonia com os seus congêneres. Esta raça gosta mesmo é de estar em companhia de seus donos, além de ficar bem tranquilo quando, por ventura, está sozinho no seu habitat.

Não se trata também de uma raça que demande cuidados muito rigorosos. Pode ser levado em companhia de sua família para qualquer lugar, mas não aprecia e não vive bem em locais muito quentes. É recomendável que uma coleira ou guia, como costumam dizer de forma mais moderna,  seja sempre levada quando estiver a passeio com o terrier glen d’imaal, porque eles gostam de atacar outros cães, facilmente. Não são bons nadadores, portanto, muito cuidado com locais de lagos, rios ou até mesmo piscinas.