Como Limpar um Aquário

Publicidade:

Ter um aquário exige uma série de responsabilidades para com os pequenos seres que estão habitando aquele local. Não basta simplesmente comprar um aquário e simplesmente esquecer os peixes no local. E uma das responsabilidades básicas de qualquer dono de aquário é a limpeza e higienização do mesmo.

Confira algumas dicas para limpar o seu aquário.

Iniciando a limpeza

Antes de começar a limpar o aquário é importante lembrar que os procedimentos nunca serão padronizados e podem mudar de aquário para aquário. Aqui o tamanho do aquário realmente é muito importante. Os menores acaba valendo mais a pena desmontar todas as peças e fazer a limpeza item por item. Nos de tamanho médio e nos grandes vale mais a pena utilizar alguns equipamento específicos.

Materiais necessários para limpeza

Para conseguir limpar o seu aquário corretamente será necessário separar alguns materiais: água sanitária, sifão de água, raspados de algas, lâmina, toalhas de papel, escova para filtro, limpador de filtro, removedor de limo, limpador de vidro (próprio para aquários) e panos limpos.

Ordem de limpeza

O primeiro passo para começar a limpar o seu aquário é começar pelos itens decorativos, como as plantas, pedras, e outros objetos que podem estar dentro do recipiente. Depois a limpeza deve se estender aos ornamentos e também ao lado de fora. Por último deve ser feita a limpeza dos filtros do aquário.

Removendo impurezas

É importante que as pessoas utilizem os removedores de algas sempre que se depararem com alguma sujeira mais resistente. Isso pode acontecer especialmente nas pedras que ficam na água durante muito tempo.

Já os vidros do aquário devem ser limpos da mesma forma que outros vidros, com produtos específicos para limpeza deste tipo de material. Nunca esqueça de garantir que todos os resíduos do produtos de limpeza são removido antes de ligar novamente o filtro.

Já para conseguir limpar os pedregulhos, o mais recomendado é utilizar o sifão para conseguir remover todos os detritos, especialmente os que ficam nas frestas.

Depois de conferir se está tudo limpo e também remover bem todo o sabão, basta recolocar tudo dentro do aquário, colocar água nova e ligar o filtro.