Conheça o Gato Pelo Curto Brasileiro

Publicidade:

Este foi o primeiro gato brasileiro reconhecido internacionalmente como uma raça pela World Cat Federation no ano de 1998. O felino é descendente da subespécie Felis silvestris ibérica que foi trazida para o país pelos Europeus desde o início da colonização europeia.

As características físicas do felino

Aqui no Brasil o felino desenvolveu o seu próprio padrão diferenciado,  onde não é enquadrado na categoria de Keltic Shorthair. Seu pelo deve vir deitado junto ao seu corpo, suas cabeças e orelhas tem um tamanho médio e são proporcionais a base e a largura da mesma.

Seus olhos surgem de forma ligeiramente oblíqua e o sue nariz tem uma mesma largura da sua base até a sua ponta. Seu corpo surge de um porte forte e musculoso, mas apesar disto o aspecto geral é de um felino ágil e elegante. Ele não é um gato tão esguio como os gatos siameses e os orientais, e não são tão corpulentos como o gato persa e os gatos europeus.

Seu rabo deverá ter um comprimento médio e é grosso na sua base e afina até a sua ponta.

A pelagem do felino

O felino conta com uma pelagem bastante característica, sendo assim é um gato forte e de olhos com cores que são combinadas preferencialmente com a sua pelagem. Seu temperamento é bastante brincalhão, alegre, ativo e acima de tudo muito apegado ao seu dono. Ele é bastante inteligente e aprende muito com muita facilidade. É um felino resistente a diversas doenças, mas se não encontrar um carinho e afeto onde vive poderá procurar por outro lugar para viver.

Existem ainda no Brasil poucos criadores que são dedicados aos gatos de pelos curtos, e isto se deve principalmente não apenas ao fato da raça não ser reconhecida por grandes associações internacionais de felinos, mas principalmente por que a linhagem dos gatos se desenvolvem ainda de forma natural nas ruas o que torna difícil se ter uma criação seletiva para encontrar compradores deste gato.

Um grande diferencial é que este felino é muito afetuoso mas não é um gato de um só dono. É importante ter cuidado com ele pois pode se tornar um gato arisco e temperamental.