Conheça a seguir o European Shorthair

Publicidade:

O European Shorthair é um felino derivado de duas raças de gato doméstico comum pela seleção baseada em diversos critérios estéticos tanto pela British Shorthair na Grã-Bretanha e ao American Shorthair nos Estados Unidos. Além disto é possível se dizer que o felino desta raça é um descendente mais direto dos gatos telhados nacionais.

Estes felinos são representantes de uma raça antiga, já que os primeiros gatos domésticos foram introduzidos há muito tempo na Europa, primeiramente foi pelos gregos e depois pelos romanos que acabaram os trazendo do Egito. Além disto eles levaram gatos para regiões bastante diferentes o que o tornaram comum em toda a Europa. Apesar disto somente no ano de 1983 é que o European Shorthair passou a ter o seu padrão oficialmente definido e reconhecido pela Federação Internacional Felina. Apesar da raça ser bastante antiga, seu padrão foi registrado recentemente através dos livros de origens e ainda aguarda um dossiê completo.

 

Características da raça

Podemos dizer que enquanto os gatos vira lata exibem uma morfologia que é muito variada, o gato Europeu de Pelo curto possui uma morfologia diferenciada e mais precisas, o que corresponde a diversos tipos de definições de seu padrão oficial determinado. Com isto temos a sua cabeça que surge de forma harmônica. De frente ela vem um pouco mais longa do que larga, e conta ainda com um crânio e uma testa que são ligeiramente convexos. Suas orelhas são bastante espaçadas e de comprimento médio e arredondadas em suas extremidades.

Sua pelagem deverá surgir de forma curta, densa e ainda com um aspecto lustroso. Em um resumo podemos dizer que o Europeu de pelo curto se aproxima bastante do American Shorthair mas tem um cruzamento com gato persa.

Além disto como as variedades do Europeu de Pelo curto tem as mesmas características da raça britânica, a grande diferença está nas variedades de chocolate, lilás e colourpoint que ainda não são reconhecidas nos europeus.

Este é um gato bastante rústico, sem problemas de reprodução, além de ser dotado de boa saúde de forma geral não oferecendo problemas e cuidados especiais.