Coton de Tulear, Lindo e Muito Fofinho

Publicidade:

O cão da raça Coton de Tulear foi criado como uma raça na ilha de Madagascar em meados do século XVI, e ainda durante muitos séculos foi considerado como um cão de companhia muito comum na nobreza da região de Tulear.

Não se sabe ao certo a sua origem precisa, mas estima-se que ele possa descender dos cães do tipo bichon que foram levados por mercadores e navegantes nas ilhas, e eram oferecidos principalmente como presentes para pessoas influentes de localidades próximas.

Um pouco sobre a sua origem

Podemos dizer que a história mais aceita sobre a sua origem é que os colonizadores europeus acabaram chegando á ilha levando consigo pequenos animais de companhia, estes que acabaram por se misturar com cães locais. Além disto durante o século XVII ele foi adotado pela família real, e sua posse foi totalmente proibida por pessoas comuns se tornando um animal exclusivamente para a nobreza.

No Brasil existem poucos criadores desta raça, mas sendo assim é considerada como uma raça rara e menos popular por aqui do que em alguns países da Europa por exemplo, onde ele foi catalogado a partir de 1977.

Aspectos gerais do Coton de Tulear

Como aspectos gerais podemos dizer que este é um pequeno cão de companhia, que conta com pelos longos com uma textura de algodão, com seus olhos vivazes e redondos, além de escuros e com uma expressão inteligente.

Sua pelagem surge de forma fina e bastante ajustada ao corpo, embora surja em coloração rósea poderá ser eventualmente pigmentada. Além disto a pelagem é muito fofa e macia com uma textura de algodão, ela jamais deverá aparecer de forma dura ou áspera, sua pelagem é densa, bastante profusa e poderá ser ondulada ligeiramente.

O tamanho e temperamento do cão

A sua altura da cernelha para os machos variam entre 26 e 28 cm. Para as fêmeas da raça a altura varia entre 23 e 25 cm e para ambos os gêneros existe uma tolerância de 2 cm para cima e 1 cm para baixo.

É um cão alegre, estável e muito sociável, principalmente com crianças e outros cães, se adapta a qualquer modo de vida.