Cuidados com a Raça Canina Maltês

Publicidade:

Dóceis, os cães da raça maltês adoram interagir com seus donos, e precisam de muita atenção e brincadeira, pois são bem agitados. Muito inteligentes, os cães malteses são fáceis de serem adestrados, não gostam de ficar sozinhos e costumam estranhar pessoas que não estejam no círculo rotineiro da casa onde vivem. Eles chegam a viver em média entre 13 a 15 anos, caso não apresentem problemas de saúde. Esta por sua vez, é bem sensível: costumam apresentar diversas alergias e problemas com disfunções renais, por isso apresentam a necessidade de cuidados especiais e que devem ser diários. São cães que gostam de ficar no colo de seus donos.

Os cães malteses são de pequeno porte, podendo atingir até 25 centímetros de altura e pesando até 4 quilos, se bem saudáveis e se considerados os exemplares machos. O maltês apresenta uma pigmentação avermelhada na pele, além de uma pelagem muito densa, sedosa, lisa e muito bonita, mas que não é revestida de subpelos, e não apresentam troca dos mesmos, o que é uma grande vantagem em relação a outras raças. Já a coloração da pelagem do maltês é a sua principal característica: totalmente branca, beirando um marfim profundo. Esta raça também possui olhos bem arredondados e pretos. As orelhas dos malteses são caídas, o que, às vezes as fazem ser confundidas com suas barbichas.

Já a origem dos cães desta raça é um tanto quanto controversa. Alguns afirmam que esta raça teria se originado na Ásia, contudo a versão mais aceita é a de que ele teria surgido em Malta, daí seu nome. Embora não haja certeza em relação localização de sua origem, sabe-se que são bastante antigos: os primeiros registros de cães malteses datam de pelo menos de 4.000 anos a.c., pois em diversas pinturas e gravuras desta época, foram encontradas referências a respeito dos cães malteses.

Estes cães também precisam brincadeiras dentro de casa, no quintal ou de passeios diários na coleira. Apesar de seu pelo, o Maltês não é um cachorro para viver fora de casa. O pelo precisa ser penteado a cada um ou dois dias. Pode ser difícil manter seus pelos brancos em alguns locais. Os cães de estimação precisam ser podados para facilitar o cuidado. Banhos também precisam ser mensais, no mínimo.

As vacinações, em particular, quando são filhotes devem ser rigorosas.

Vermifugações precisam ser semestrais.