Cuvac Eslovaco, Cão Vigilante

Publicidade:

O Cuvac Eslovaco é uma raça de cães originária da Eslováquia. Uma curiosidade que circunda esta raça é que ela foi quase extinta depois da Segunda Guerra Mundial, e foi ainda resgatada pelo veterinário Antonin Hruza.

Apesar de sua utilização principal ter sido feita como um animal de pastoreio, todos os cruzamentos seletivos acabaram tornando o cão um animal extremamente confiável, além é claro de um excelente cão de companhia.

Características do Cuvac Eslovaco

Este é um cãozinho de aspecto bastante imponente, tranquilo, seguro e acima de tudo bastante valente. Ele tem a sua origem devido a função de pastoreio, além de ser um excelente e interessante cão de guarda. Vale citar que seu temperamento é bastante equilibrado, e ainda é considerado como um cão muito afetuoso com o seu dono.

No seu país este cão é considerado como um parente bastante próximo do Kuvasz, este que é utilizado principalmente na guarda doméstica.

O cão Cuvac é um cão de raça de grande porte, e por isso a altura dos cães da raça variam desde 60 a 70 cm para os machos e um pouco menor entre as fêmeas o que variam em tamanhos de 55 a 65 cm. Os cães machos da raça não pesam mais do que 45 kg e nas fêmeas os cães surgem de tamanho e peso menores que fica em torno de 40 kg.

Aparência geral do cão Cuvac

Como aspectos gerais visivelmente o cão de Cuvac tem uma aparência de cães de montanha, com sua constituição bastante firme e ainda uma aparência impressionante juntamente com a sua pelagem branca. Vale citar também que a sua ossatura é robusta, ele conta também com um temperamento sagaz e extremamente vigilante, ele é também bastante corajoso e alerta.

Por muitos e muitos séculos ele tem se acostumado a mudanças dos climas de montanhas, mas não se adapta a temperaturas mais altas. Sua figura também se encaixa diretamente no formato retangular de sue corpo, seu tronco é completamente repousado sobre os membros fortes que surgem em tamanhos altos.

A região craniana possui um formato alongado e largo entre suas orelhas, seu perfil é ligeiramente arqueado se comparado com a cana nasal.