Dálmata, Um Cão Dócil, Amigo e Incansável

Publicidade:

Este é um cão extremamente fofo e teimoso. Muitos tratadores até mesmo acham que ele é o famoso Pit Bull mas ele é bem diferente, tanto de forma física como também psicologicamente falando.

Conheça a origem e a história da raça dos dálmatas.

Os cães da raça Dálmata tem suas manchas características, e é uma das raças mais diferentes de todas, sua origem porém é desconhecida. Muitas evidências artísticas apontam que o cão possui uma origem bastante antiga, mas não se sabe exatamente a época e o local de surgimento desta raça. Seu nome vem de uma região da Iugoslávia Dalmatia, mas é provável que ele não seja originário daquela região.

O temperamento da raça

A raça dos Dálmatas surgem de forma um pouco temperamental, foram criados principalmente para correr em muitos quilômetros, os cães desta raça tem uma incansável empolgação. Eles são grandes companheiros e acima de tudo impacientes, precisam de muitos exercícios realizados em áreas seguras para que possam se comportar bem em casa. Eles ainda amam correr e perambular por aí. Normalmente acabam se socializando bem com outros animais da residência mas mesmos assim se dá melhor com cavalos. Pode ser um cão bastante desconfiado com estranhos e acima de tudo muito teimoso.

Os Dálmatas que são surdos apresentam problemas quanto ao comportamento e sua obediência, neste caso não são recomendados para famílias com crianças.

Os cuidados com os cães da raça Dálmata

Os Dálmatas precisam de grandes quantidades de exercícios. E além de tudo isto ele precisa mais do que um passeio de coleira para gastar as energias, ele pode inclusive ser seu companheiro para corridas. Sua atividades poderão envolver corridas e exercícios intensos. Apesar deste cão precisar de um abrigo e companheirismo o ideal é o deixar viver e brincar sempre no seu quintal. Seu pelo pede cuidados mínimos, mas é interessante se realizar uma escovação frequente para remover os pelos mortos do corpo.

Uma característica dos dálmatas é que é comum os exemplares terem surdez ou problemas sérios de visão além de alergias, por isso na hora de comprar um cão desta raça é fundamental se ficar atento neste sentido.