Dicas de Cuidados com a Raça Terra Nova

Publicidade:

Uma das raças mais caras e raras do mundo tem também um  nome bastante singular – terra nova. Oriundo do Canadá era usado para trabalhos pesados como puxar redes dos pescadores, e transportar madeira de florestas para servirem de lenha ou ainda na construção de casas. Também há registros que impulsionava o fole dos ferreiros, e tornos pesadíssimos. Há, portanto, muitas histórias que podem ser contadas a partir da origem deste cão, mas o que se sabe de fato é o terra nova pertence a uma das raças mais antigas que se tem conhecimento. Mesmo tendo sido confirmado o seu aparecimento no século XVI, há registros de que foram encontradas ossadas desta raça em cemitérios indígenas que datam do século V.

Grande, forte, de pelagem densa é bastante ativo, tanto em casa como na terra ou na água. O terra nova é um cão de múltiplos objetivos. Sua inigualável docilidade, temperamento e devoção fazem dele um companheiro ideal para as crianças ou os adultos. Está classificado na Federação Cinológica Internacional no grupo 2 na seção 2, pertencente ao grupo dos cães montanheses. Pode ser considerado o cão mais paciente, tolerante e tranquilo de todos. Descrito como resignado, adora ficar entre os seus familiares. Aprecia por demais a companhia humana. Parece ser um exímio nadador e, por muito tempo, foi um tipo de cão salva-vidas na polícia francesa.

De patas consideradas grandes, tem a cabeça larga e volumosa, o focinho curto e quadrado e pode chegar a pesar 68 quilos e medir 71 centímetros, isto se considerados os exemplares machos e adultos.

Fácil de ser adestrado possui três variações de cores em sua pelagem. Preto, num quase azul-marinho, marrom castanho e um acinzentado. Os pelos precisam ser escovados quase que diariamente, em particular em épocas de troca. Banhos precisam ser mensais, em especial em épocas de grande calor, pois sentem a necessidade de se refrescarem. Adapta-se muito bem tanto aos climas quentes quanto aos frios. Mas não pode ficar exposto ao sol, diretamente. Precisa de sombra e água fresca, de forma bem literal. Quanto mais alta for a temperatura, mais líquidos o terra nova precisa ingerir.  Precisam de atividades físicas constantes, sendo assim, não são cães para viverem em locais pequenos como apartamentos.

Não se adapta aos locais onde a limpeza não for impecável. Precisam ser alimentados com ração de alta qualidade devido ao seu porte. Idas ao veterinário são recomendáveis.