Dicas Gerais Sobre a Água para Aquários

Publicidade:

Contar com um aquário que seja bastante saudável não é algo difícil e nem mesmo poderá demandar muito trabalho. Vale citar que basicamente tudo depende de vários tipos de conhecimentos existentes sobre a biologia existente dos seres aquáticos e ainda podem contar com um pouco de bom senso. Por isso confira algumas dicas gerais sobre a água do aquário.

Antes de mais nada tenha paciência

Comprar um aquário é bastante interessante e fácil, e por isso o montar e encher de peixes, tudo isto em um mesmo dia é um erro bastante comum e fatal para aquaristas de primeira viagem. Além disto para preparar e condicionar o seu primeiro aquário de forma adequada é preciso pelo menos dois meses.

É muito melhor prevenir do que remediar

Toda a saúde existente dos peixes depende de uma série de fatores. Com isto fornecer um tipo de ambiente que possa minimizar o estresse dos peixes é a grande receita do sucesso para ter um bom aquário de água doce. A medida que o estresse dos peixes pode aumentar, seu sistema imunológico pode enfraquecer e ele se tornar ainda mais vulnerável para doenças. Procure seguir alguns passos na água do aquário.

Procure realizar mudanças parciais de decoração ou de espaços regularmente.

Não alimente os peixes em excesso.

Utilize uma boa filtragem eficiente e não encha de peixes o seu aquário.

Mantenha sempre os peixes com companheiros de aquário que sejam compatíveis.

Entenda e respeite os ciclos de nitrogênio da água do aquário

Todos os resíduos que são produzidos por peixes assim como seus restos de alimentos não consumidos poderão produzir uma boa substância tóxica e mortal aos peixes, ou seja, a amônia. Além disto muitas mortes de peixes de iniciantes são o resultado da falta de de compreensão dos ciclos de nitrogênio.

Faça uma manutenção dos seus filtros e os mantenham limpos.

Os filtros sujos tem uma eficiência bastante reduzida. E no caso de filtragens biológicas um filtro obstruído é incapaz de remover a amônia de forma eficiente, gerando assim estresse nos peixes e podem até mesmo gerar a sua morte. Os filtros biológicos devem ser limpos sempre.