Entenda Sobre Testes Secundários de Água para Aquário Plantado

Publicidade:

Podemos citar como testes secundários de água um grupo de testes utilizados para um aquário plantado. Este tipo de teste não é considerado como indispensável, mas poderá acima de tudo ser utilizados como uma forma diferente de mensuração de alguns parâmetros determinados e específicos quando é necessário, como em casos de uma fertilização líquida. Vejamos algumas situações a seguir que devem ser citadas.

GH

Esta nada mais é do que a Dureza Geral, este é um teste feito que mede toda a concentração total de sais que são dissolvidos dentro da água em nossos aquários. Estes sais normalmente são compostos em sua grande parte por componentes de magnésio e cálcio, e os peixes são bastante resistentes a muitas variações nas concentrações destes tipos de sais. Apesar disto para algumas espécies a concentração de sais poderá ser um fator fundamental na hora da reprodução dos peixes.

O Nitrito

Este nada mais é do que o segundo passo dentro de um grande processo de nutrificação, onde a amônia que é tóxica para os peixes é um tanto reduzida a Nitrato que para finalizar é consumido pelas plantas do aquário. O Nitrito é transformado em Nitrato, e por isso quando se tem um bom controle de amônia em aquários e praticamente todos os casos temos um tipo de nitrito também controlado. Os testes para o Nitrito é feito através de vários tipos de testes químicos vendidos em lojas de aquarismos.

Nitrato

Os Nitratos são considerados como uma última etapa existente de processo de Nitrificação o que é consumido como uma forma existente de nutrientes pelas plantas no nosso aquário. Normalmente o Nitrato deverá ficar abaixo de 10 ppm sendo que o que é tolerável é 80 ppm. Os aquários onde não tem plantas precisam contar com um maior controle já que ele é cumulativo. Os testes poderão ser feitos através de testes químicos vendidos em lojas.

Os testes de Ferro Fe

Este é um tipo de teste chamado de Ferro Bivalente, o que é mais do que um nutriente essencial para plantas. Ele é introduzido nos aquários através de um fertilizante líquido, e quando é utilizado deverá ser monitorado para não passar uma concentração específica.