Golden Retriever, Cuidados com Essa Lindo Cão

Publicidade:

A raça de cão golden retriever é uma espécie que foi desenvolvida na Inglaterra para fins de caça de aves aquáticas e selvagens. Por meio de cruzamentos seletivos, conseguiu-se chegar a uma raça que abrigasse uma diversidade de características como: habilidade, Inteligência, facilidade de adestramento, e que, além disso, pudesse caçar e ser calmo com as pessoas. Estes cães estão classificados na 4ª posição do ranking de inteligência canina. Hoje é considerado também como sendo um cão de busca, são esportistas, parecem muito com os labradores, são calmos, e mesmo sendo considerados cães de grande porte – adaptam-se muito bem em apartamentos.

Os cães da raça golden retriever são de porte grande, sendo que machos alcançam a estatura de até 61 centímetros e as fêmeas, até 56 centímetros. De pelagem macia, intensa e brilhante, os golden retriever precisam ser escovados quase que diariamente e trocam de pelo duas vezes por ano. A coloração da pelagem pode ser entre as cores ouro e creme. Eles podem também apresentar alguns pelos brancos em seus peitos. Os olhos são amendoados e muito escuros. Os focinhos dos golden retriever também são alongados lembrando bem o focinho de um lobo.

Amigos, dóceis e muito brincalhões, os golden retriever necessitam de muita atividade física, por isso não é aconselhável que eles sejam criados por pessoas que não tenham disposição para sair e passear diariamente com eles. Adoram ficar perto de seus donos e são extremamente sociáveis. Sendo assim, se estiver procurando um cão de guarda, não seria o golden retriever a raça adequada, pois fazem amizade com qualquer um, e num piscar de olhos podem sair por ai e não voltar mais. Também são conhecidos como retriever amarelos dada a cor da pelagem. Os golden retiever por conta de sua origem são bastante tolerantes ao frio, podendo viver em qualquer região.

Os Golden precisam de atividades físicas diárias, bem como da escovação de seus pelos, os quais são longos e muito lisos. Caso isto não seja feito, podem ter a pelagem  embolada, o que leva a uma tosa local inevitável. Não necessitam de banhos regulares, são cães muito limpos e que gostam de viver em locais também muito limpos. Já as tosas higiênicas, para que se evite o contato de fezes com os pelos, na região do ânus, são recomendáveis. Precisam tomar as vacinações recomendadas já a partir do primeiro mês de vida. Ração premium para a alimentação é o recomendável.