Jaú, Um Grande Peixe

Publicidade:

Este é um dos mais queridos e mais renomados pesos pesados dos rios da Amazônia. É um animal que possui uma força extrema e persistência ficando em poços profundos e pés de corredeiras aguardando por presas. Sua boca gigantesca agarra presas que são relativamente grandes e ele não faz cerimônia alguma em morder o seu anzol.

O Jaú é um peixe de grande porte, podendo chegar a mais de 1,5 metros e alguns exemplares podem ser encontrados pesando mais de 100kg. São peixes encontrados em grandes quantidades no pantanal, o que é o seu destino preferido.

Conheça um pouco mais sobre o peixe jaú

Dentre suas variações diversas ele conta com pelo menos 14 espécies, mas é chamado de Paulicea luetkeni.

Sua origem vem dos peixes nativos da América do Sul onde são encontrados amplamente, tanto no pantanal como também em toda a Bacia Amazônica e também no Araguaia e no Tocantins.

Para pescas do jaú é recomendado que os pescadores possam utilizar varas de ação pesadas. Estas que normalmente podem vir utilizando uma linha de pelo menos 80 a 100 lbs com um anzol que deverá variar de tamanho acima do número 8.

Quanto as suas iscas, o peixe Jaú prefere por peixes vivos, e pode ser a Tuvira, Cascudos, Piraputanga, Piaus e ainda qualquer outro tipo de iscas brancas.

Dicas para pescar o peixe jaú

O peixe poderá ficar no fundo dos grandes cursos dos rios, e como é de grande porte, uma dica para quem trabalha com pesca é utilizar um encostoado de aço que tenha um comprimento em torno de 40 cm. É interessante também que se utilize uma chumbada ovalada que varie de acordo com a profundidade e a força da água.

Normalmente, em sua grande maioria, os pescadores utilizam grandes iscas de minhocou, muçum ou ainda peixes de escamas ou couro em pedaços para os caçar. Ele assim é induzido a pensar que a isca é uma de suas presas. Sua pesca é indicada apenas para homens saudáveis e que tenham muita força devido ao porte do peixe. Por isso cuidado ao se interessar por esta espécie.