Maine Coon, O Gato Grande

Publicidade:

Este gato que originalmente era tido como um gato de trabalho, o Maine Coon que também é conhecido como American Longhair, é um gato  bastante resistente, rústico e capaz de suportar grandes intempéries. Seu corpo vem de forma bastante proporcionada e de aparência um tanto retangular e balanceada, sem ter suas partes exageradas em tamanho.

A origem desta raça é um tanto incerta, mas a teoria que vem mais aceita entre os vários criadores é que ele teria sido desenvolvido a partir de um cruzamento feito entre gatos nativos de pelo curto e gatos europeus de pelo longo, estes que provavelmente foram levados da Europa por Vikings. Esta seria uma boa explicação para a semelhança desta raça para os Norwegian Forest que viajava com os Vikings durante o século XI.

De acordo com a CFA esta é a terceira raça de gatos mais popular em número de registros, ficando somente atrás do Persa e do Exótico.

O temperamento da raça

Estes gatos que são muito conhecidos por seu temperamento preciso e gentil, o gato da raça Maine Coon conta com uma inteligência acima da média. Por este motivo ele é considerado como um gato bastante fácil de treinar e ainda de fácil adaptação e essencialmente é muito amigável.

Estes felinos também são bastante fiéis a família, um tanto cautelosos com estranhos e acima de tudo independentes. Estes gatos são brincalhões durante a sua vida inteira, e mesmo depois de serem adultos e seu temperamento faz com que eles possam ser de forma geral muito tranquilos com outros gatos, com cachorros e também com crianças.

Sua pelagem surge também bastante curta nos seus ombros mas longa na sua região do estômago. Ela é densa macia e sedosa, acabando por cair levemente apesar de sua textura variar bastante de acordo com a sua cor. O padrão de cor que é mais comum é o castanho com marcações precisas.

Este é um gato excelente para ter em casa, pois é adaptável aos ambientes e acima de tudo muito acessível principalmente com as crianças o que torna um excelente animal para se ter até mesmo em um apartamento.