Mau Egípcio, Um Gato do Bem

Publicidade:

No Egito a palavra Mau significa gato já eu o felino é originário desta região. Este é um felino de características muito fortes, ele surge com algumas listras em sua testa que formam uma letra M além é claro se ser uma das raças mais antigas do mundo. Certamente este gato tem mais de seis mil anos.

A origem do Mau Egípcio

Certamente os murais preservados apresentam pinturas idênticas a este gato no Egito, e a grande parte dos gatos tem como seu descendente direto o Gato Selvagem Africano. Por este motivo o Mau Egípcio é o mais parecido de todos os gatos com uma raça mais selvagem.

No Egito é muito comum encontrar este gato pelas ruas. A raça, porém acabou somente sendo conhecida na Europa quando as suas crias participaram pela primeira vez e uma exposição que foi feita em Roma.

Características do Mau Egípcio

Como características deste felino podemos citar que sua cabeça é um pouco arredondada e conta com orelhas grandes e largas na sua base, seus olhos surgem em tamanho grande e amendoados, nas cores verde, amarelo ou mesmo avelã.

É um gato que possui um porte médio e tem um corpo proporcional, seus músculos desenvolvidos e rabo longo são um tanto característicos. Além disto ele possui um comprimento de pelos médio e tem uma textura bastante fina, densa e brilhante no seu corpo todo.

Sua pelagem é bastante atraente já que ele possui pintas no corpo inteiro. Nas variedades chamadas Smoke seus fios são sedosos e finos, enquanto nas variantes de prateado e bronze a sua pelagem surge de forma densa.

O temperamento

Este é um gato doméstico bastante calmo, carinhoso, esperto, e também muito amigo do seu sono. É um gato bastante sociável e aceita ficar sem problema algum entre as pessoas. Além de tudo isto ele se dá muito bem com outros animais que possam viver em mesmos ambientes que os seus. Um defeito desta raça é que ele é bem preguiçoso.

É um felino que não gosta de estranhos e ainda recebem com dificuldades outros animais em casa, outra característica presente na raça é que é um felino bastante territorial.