Munchkin, Gatinhos das Pernas Curtas

Publicidade:

Estes felinos também são conhecidos como gato basset ou gato tekel são animais incríveis, com tamanho de corpo médio porém com suas patas curtíssimas, sendo assim um dos exemplares de gatos mais diferentes que existem na natureza.

Esta raça apesar desta característica possui uma velocidade enorme e acima de tudo uma grande estabilidade nas curvas, lembra bastante a aerodinâmica de um carro de corrida.

Seu nome é originário dos anões do livro O mágico de Oz.

Conheça um pouco sobre a origem da raça

Foi durante os anos 30 que começaram a surgir relatos de gatos com patas bastante curtas, muito semelhantes aos ancestrais desta raça.

Mas foi durante o ano de 1983 que uma professora encontrou dois gatos escondidos dentro de uma caçamba de caminhão depois de terem sido perseguidor por cães. Ela então acabou resgatando os gatos e os levou para a casa. as duas que eram fêmeas estavam grávidas e tinham as suas patas curtas como as de um cão basset. Ela então ficou com uma gata de coloração preta e ela foi a base para os gatos da raça existentes atualmente.

Aparência dos Munchkin

Como principais características de sua aparência os Munchkins tem um corpo de tamanho médio a pequeno.

Suas patas surgem em tamanhos extremamente curtos e ele pesa entre três e seis kg.

Sua pelagem surge de tamanho curto ou longo e todas as cores são aceitas.

Sua cabeça é triangular e conta com contornos que são arredondados.

Seus olhos são grandes em um formato de noz. São espaçados sem uma relação de cor entre os seus olhos e a sua pelagem.

Além disto a coluna vertebral dos felinos desta raça tem uma estrutura biológica diferenciada dos cães basset. Eles não tendem a doenças que os cães com estas características possuem como por exemplo a compressão nervosa por suas vértebras.

Sua saúde e predisposição das doenças

Este é um animal que apesar de ter patas curtas não tem um histórico de problemas articulares, e nem mesmo nenhum tipo de predisposição a doenças.

Vale citar que são sociais, brincalhões, adoram correr, brincar com bolinhas e bichinhos de borracha.