Oriental de Pelo Curto, Um Gato Elegante

Publicidade:

O gato oriental de pelo curto se refere a grupos de raças que possuem um corpo bastante flexível e esguio, seus olhos são oblíquos e acima de tudo as suas orelhas são bem grandes e pontiagudas, seus pelos são finos e curtos e descendem diretamente de gatos siameses apesar de seu visual um pouco diferenciado.

Veja a seguir algumas informações sobre este que é um dos felinos mais exóticos e mais procurados por criadores.

A origem do oriental de pelo curto

Esta espécie de felino é originária do Egito da época dos faraós. Existem muitas pinturas e esculturas além de relevos que denunciam a sua existência. Além disto como todos os gatos que tiveram um privilégio de viver em um mundo antigo ele era considerado como um tipo de objeto sagrado.

Por isso grande parte dos sacerdotes os protegiam com todo o poder que eles conquistavam.

As criações destes animais começaram a acontecer na metade da década de 1970 nos Estados Unidos. E com isto em torno de 10 anos antes a raça ainda era conhecida na Inglaterra com o nome de Foreign Shorthair, ou seja, estrangeiro de pelo curto, para se ter ideia durante os anos 20 estes gatos siameses de cor uniforme passaram até mesmo a serem excluídos da categoria de siameses tendo assim sido denominados de Foreign pelos seus criadores.

Vale dizer ainda que estes felinos sempre eram levados pelos criadores a se acasalar com outros gatos de pelo curto para que pudesse surgir um tipo elegante da raça sem que tivesse malhas nas suas pontas. Seu reconhecimento aconteceu porém apenas no final da década de 60.

Algumas características deste felino

Os gatos da raça oriental de pelo curto são muito corpulentos, elegantes e ainda apresentam uma constituição física praticamente igual a do gato siamês.

Eles devem ter uma cabeça em forma de triângulo perfeita, larga na sua altura dos olhos e menor nas suas pontas na direção do queixo contando com contornos bastante delicados. Com isto seus olhos são oblíquos de forma de amêndoas inclinados para a direção do nariz. As orelhas devem ser grandes e pontiagudas, podem também ser de pelo longo e curto.