Pastor Polonês, Uma Raça Territorial

Publicidade:

O cão da raça Pasto Polonês também pode ser chamado de Pastor de Trata. Como o seu nome indica a raça é originária da região dos montes Trata no sul da Polônia e ainda é frequentemente confundido com a raça Kuvasz, apesar disto o cão é apenas parente dele mas os dois são de raças bastante distintas.

As origens da raça

Os cães da raça Kuvasz Húngaro e o Kuvac Esloveno são parentes bastante próximos do Pastor Polonês. E com isto é possível que a raça possa descender também de outros tipos de cães montanheses europeus como por exemplo o Pastor Bergamasco da Itáulia, este que por sua vez teve origem dos grandes Mastifes Asiáticos já trazidos para a Europa há mais de 1000 anos atrás.

Os comportamentos da raça

Podemos dizer que esta é uma raça incrível e extremamente territorial, é leal e protetor de seus donos, por este motivo surgem como ótimas alternativas para cães de guarda. São bastante inteligentes, calmos e acima de tudo independentes.

Características da raça

Em sua aparência geral o Pastor Polonês é um tipo de cão de grande porte,  bastante pesado mas curiosamente surpreende as pessoas pela sua agilidade e rapidez para fazer suas atividades. Além de tudo isto ele conta com uma boa musculatura, uma ossatura pesada, um crânio largo e grande, suas orelhas surgem de forma pendente e ainda a sua cauda é bem peluda. De forma geral a sua pelagem é branca, uniforme, e lisa, seu corpo é totalmente branco, mas surgem pequenas manchas de coloração bege. Seu pelo normalmente é liso mas pode ser ondulado levemente.

Cuidados específicos com cães da raça

Durante todos os períodos de trocas de pelos, normalmente na primavera, o cão desta raça solta muitos pelos, e por isso neste período a escavação precisa ser sempre diária. Mas no restante do ano normalmente ele fica limpo devido a contar com uma boa pelagem autolimpante.

A saúde do cão é algo que impressiona, este é um cão bastante saudável, com poucos problemas de saúde, como acontece com a maioria dos cães de raças grandes é possível que ele tenha displasia coxofemoral.