Peixe Borboleta, Aprenda a Criar Esse Lindo Peixe

Publicidade:

O Peixe Borboleta tem um formato bastante peculiar e que lembra muito uma borboleta se vista de asas fechadas e de lado, é nativo da América do Sul e gosta de correntes lentas e águas paradas.

O seu nome é derivado de uma particularidade de ele saltar para fora da água e também bater as barbatanas saltando há alguns metros de distância em um tipo de voo. O contrário dos peixes voadores marinhos, este é um peixe que não para no ar, mas procura bater de forma frenética as suas barbatanas.

O Peixe Borboleta é muito popular nos mercados para animais de estimação, mas não é um tipo de peixe recomendado para criadores iniciantes.

A descrição da raça

O Peixe Borboleta nada mais é do que um pequeno peixe determinado que tem 4 cm. A sua pigmentação do peixe lembrar bastante o mármore, porém com uma risca horizontal em seu corpo dourado, e ainda raiado no seu dorso por linhas transversais e escuras. As suas barbatanas determinadas nos peitorais são fortes e ainda poderão permitir deslocar da água voando em no máximo três metros.

É importante citar também que o Peixe Borboleta macho é diferente em sua altura do acasalamento e podem observar os ovos no corpo de sua fêmea.

Os aquários para criação

Com toda a sua capacidade de voar é interessante que o peixe possa ficar tampado. O aquário ainda não deverá ter água até o seu limite. As plantas que são flutuantes devem ser bastante apreciadas por suas espécies.

A água deverá ficar ligeiramente ácida para a sua criação, tendo uma medida de mais ou menos 6,5. Sua temperatura deverá ficar entre mais ou menos 24 e os 25 graus e dureza de água entre 5 e 18 dH.

Vale citar ainda que o Peixe Borboleta vive na sua parte superior do aquário. Ele ainda deve ser mantido em cardumes de pelo menos três exemplares e apesar disto não gosta de partilhar o topo do seu aquário com outros tipos de espécies.

Esta é uma espécie bastante tímida, e ainda se incomoda tranquilamente com peixes vivos e rápidos por isso o que é ideal é manter este peixe em comunidades calmas.