Pit Bull, Entenda Mais Sobre a Raça e Como Cuidar

Publicidade:

Pit bull é um cão que pertence a uma família denominada american pit bull terrier e outros cruzamentos entre raças.  Costuma-se usar a nomenclatura pit bull para que não se confunda tal cachorro com outras raças como a english bull terrier. Trata-se de uma raça canina que gera muita discussão e controvérsia, já que em alguns países a sua criação é terminantemente proibida. Em outros, como é o caso dos Estados Unidos, a criação somente é permitida mediante a autorização de órgãos especiais do governo.

Aqui no Brasil, no Estado do Rio de Janeiro, em função de vários acidentes ocorridos por causa de ataques a humanos, a criação foi banida e, há punições severas para quem desobedecê-las. O problema maior, segundo os especialistas em animais, nem mesmo é o cão, mas a repercussão que o ataque de um animal deste a uma criança, por exemplo, causa na mídia.

Os cães da raça pit bull apresentam uma origem curiosa e a rudeza que está ligada ao cão remonta mesmo à sua origem. Conta-se que, em meados do século XIX, um jogo muito apreciado pelos ingleses, fora terminantemente proibido pelo congresso – o bull baiting. Era um jogo um tanto quanto sádico, no qual bull dogs eram utilizados para atrair e serem atacados por touros. A desculpa na utilizar cães no jogo era de que eles ajudariam a amaciar a carne do touro e que esta ficaria melhor para a apreciação humana. Inconformados com o banimento do jogo, os grandes apreciadores passaram a criação cães e cruzar as raças, no intuito de criar uma raça de briga mesmo. Daí, surgiu o pit bull, uma raça que fora obtida a partir de cruzamentos de outros cães que já estavam qualificados para brigas e ataques.

O pit bull talvez seja o melhor e mais forte cão de combate que exista entre todas as raças. Ele é capaz de vencer oponentes até duas ou três vezes mais fortes do que ele. Corajoso, vigoroso, robusto, ágil, incansável, persistente, de grande resistência física, e de uma tolerância à dor impressionante.

Em contrapartida, são cães que apresentam muita docilidade com aqueles com os quem convive. Há afirmações de que cães desta raça que atacaram seus donos estavam em confinamento, o que não pode acontecer de forma alguma. Os pit bulls precisam de espaço para viver com tranquilidade, donos que sejam muito firmes, para que iniba a vontade de comando destes cães,  não podem em hipótese alguma sofrer de inanição, ao contrário, precisam ser muito bem alimentados e receber muito carinho.