Poodle Toy, Lindinho e Fofinho

Publicidade:

Poodle é uma palavra que vem do francês “caniche” , mas ao contrário do que muitos sabem, possui origem alemã, e de acordo com a Federação Cinológica Internacional, trata-se da segunda raça de cães mais inteligente do mundo. Embora tenha sido uma raça canina criada para trabalhar com água, foi logo incorporado à situação de cão de companhia, devido a sua capacidade de brincar e ser leal ao seu dono. Durante muito tempo, alemães e franceses reivindicaram a “paternidade” do poodle. Porém esta acabou ficando mesmo entre os alemães, que inclusive começaram a fazer diversos tipos de tosas nos poodles, para que o atrito que eles sofriam ao trabalharem na água diminuísse.

Os poodles toys existem desde 1700, e surgiram a partir de misturas feitas entre exemplares da própria raça. Dóceis, bondosos e bastante submissos, não são cães de difícil trato. Mas conforme foram sendo realizadas as misturas para obtenção de vários tipos de poodles, algumas enfermidades foram também aparecendo e passaram a ser características desta espécie. Os poodles toys podem sofrer de halitose, doenças periodontais, cegueira hereditária e catarata. Muitos, se não forem ao veterinário com certa freqüência, podem apresentar cegueira muito rapidamente, antes mesmo de atingirem a fase da maturidade.

Os poodles toys podem  medir entre 25 a 35 centímetros, sempre se considerando a maior medida entre os exemplares machos. O peso pode alcançar até 2,5, já em fase adulta. A pelagem é em geral na forma encaracolada, cacheada ou ainda encordoada. A coloração costuma ser bem variada, indo do branco ao preto. A expectativa de vida gira em torno de 12 a 15 anos e pertencem ao grupo 9, sendo, portanto oficialmente um cão de companhia.

Para quem está buscando uma raça canina para criar em um apartamento, por exemplo, os cães da raça poodle toy são perfeitos, pois eles não precisam de muito espaço para viverem.  Precisam, basicamente, de um pote de água, um pote para a ração e um local quente e limpo para dormirem. O ideal é comprar um tipo de cama específico para cães. É importante que eles comam sempre ração, tomem todas as vacinas nos períodos corretos  – as iniciais para os cães bebês – e de um ano, e visitem o veterinário sempre que possível.

Os poodles também não necessitam de banhos semanais. O ideal é que sejam realizados a cada um mês. Mas a escovação de seu pelos deverá ser semanal, para evitar que  embolem e tenham de ser cortados depois. Tosas higiênicas sempre são necessárias.