Quais São os Cuidados Que Devem Ser Tomados na Hora de Adotar um Animal

Publicidade:

Adotar um animal, assim como a uma criança, é um ato de amor. É sempre bom lembrar àqueles que desejam adotar um animal que dá bastante trabalho cuidar dos pets. Adotar não significa apenas que irá levar para casa um bichinho para brincar, mas também significa que haverá por longo tempo uma responsabilidade muito grande com aquele ser vivo. Por isso, é tão importante fazer a adoção responsável do animal, sabendo que há uma série de cuidados que devem ser tomados antes, durante e depois da adoção. Vale lembrar que realizar uma adoção sem pensar pode acarretar uma série de problemas em casa.

Independente da raça e da espécie, a adoção de um pet requer alguns cuidados, caso ela seja feita de fato. Todos os pets necessitam de atenção, carinho e cuidados específicos. Alguns fatores devem ser analisados antes mesmo da adoção, tais como: espaço, tempo disponível, temperamento do animal, recursos financeiros e presença ou não de outros animais na casa.

O primeiro passo antes de fazer a adoção é saber se todos os membros da família estão em comum acordo com o fato de ter um animal de estimação em casa. Ninguém na casa onde o animal irá viver deve ter medo ou alergias a ele.

Infelizmente, quando se fala em adoção de animais, muitas pessoas pensam somente em gatos e cães. Mas vale lembrar que aves, peixes, coelhos, pequenos répteis, como tartarugas, jabutis e cobras, e alguns ferrets também fazem parte da lista de adoção.

Se a escolha for por animais como as aves, os coelhos e os pequenos répteis, lembre-se de que eles exigem uma disponibilidade de tempo bem pequena para seus cuidados. Ao disponibilizar uma hora diariamente, tarefas como realizar a troca de água, comida e higienizar o local em que eles vivem são feitas com tranquilidade. No restante do tempo, deve ser dada atenção e muito carinho.

Caso a escolha seja por um peixe 10 minutos diários são o suficiente para manter os cuidados. Mas é necessário reservar uma hora uma vez por semana para fazer um cuidado mais aprofundado no aquário. A verificação do pH, a troca da água e a higiene do aquário devem ser feita periodicamente. Assim será criado um ambiente adequado para o peixe viver.

Já para quem quer ter cão ou gato São necessárias 2 horas por dia para realizar todos os cuidados básicos. Além disso, precisam de atenção, passear, tomar banho com frequência, e ter a área onde vivem limpas todos os dias.

Pense nisso antes de adotar qualquer que seja o pet.