Saiba o Que é a Quarentena Para Peixes

Publicidade:

Para quem conta com um aquário comunitário irá precisar ao longo de todos os tempos um aquário hospital que possa funcionar como um tipo de maternidade ou ainda unidade de cuidados intensivos para alguns peixes. Este segundo aquário não é um luxo preciso, mas sim uma ferramenta considerada básica para bons tratadores, esta que poderá inclusive ser adaptada para diversas funções.

Podemos inclusive dar muitos tipos de designações para este tipo de segundo aquário, estes que dependem bastante da função que desempenham. Os termos de aquário de quarentena são utilizados quando se está preparado para receber novos peixes. O aquário hospital faz uma quarentena dos peixes e serve quando alberga algum tipo de peixe doente.

Independente dos diversos nomes, estas funções diversas poderão ser feitas no mesmo aquário mas não ao mesmo tempo, desde que as suas condições possam ser ajustadas para os peixes, e que os seus aquários determinados possam ser desinfectados depois de receber um peixe que está doente.

No caso de receber novos peixes, como funciona o processos de quarentena?

Para começar, os peixes ficam em um grande estresse, e quando são albergados em lojas pior ainda. Isto que normalmente ficam em aquários pequenos ou que tem uma super população de peixes.

Não é raro se ter peixes doentes em lojas, e para que não corra estes riscos procure utilizar um aquário de quarentena para albergar durante pelo menos duas ou três semanas o mesmo. Procure ainda sinais de bactérias ou parasitas. Caso seu peixe esteja realmente doente é importante aplicar uma medicação indicada e o manter neste aquário por períodos mais longos do que se pretende.

Antes de colocar um peixe em um aquário de quarentena é fundamental que ele fique aclimatizado. Com isto é possível manter o mesmo dentro de um saco por alguns minutos e depois disto procure o introduzir na parte da água do aquário dentro deste saco plástico. Procure pouco a pouco aproximar os valores com relação aos do aquário principal para que a sua transição possa ser totalmente suave. Tenha cuidado também ao albergar peixes que já estão doentes.