Saiba Mais Sobre a Raça Tosa

Publicidade:

O cão da raça Tosa é utilizado atualmente principalmente como um cão de guarda, esta é uma raça originalmente para luta. A raça veio de um tipo de cruzamento de um exemplar de cão japonês chamado de shikoku-ken, com cães de raças ocidentais. Podemos dizer que as misturas foram feitas principalmente com bulldogs e mastifs, pointers alemães, dogues alemães e também mais tarde de acordo com alguns relatos de criadores cães da raça São Bernardo e ainda o Bull Terrier.

Características do cão Tosa

O cão conhecido também como Mastiff Japonês é uma raça robusta, de grande porte. O cão possui uma orelha caída, um focinho em formatos mais quadrados, além de apresentar um stop abrupto preferencialmente. Seu pelo é bastante curto, duro e acima de tudo denso. Seus olhos surgem em tamanhos pequenos e ainda de coloração marrom escuro. Suas orelhas surgem de forma relativamente pequena e também bem fina, surge de uma implantação alta e pendentes junto de suas bochechas. O cão Tosa é um cão muito forte e apresenta uma boa mordedura que deverá ser em tesoura.

Além de tudo isto em uma pelagem curta e dura, além de densa os cães da raça Tosa poderão apresentar uma grande variedade de cores em suas criações, podem surgir exemplares de coloração vermelha, fulvo, abricó, preto e tigrado, podem ainda acontecer ligeiras marcas brancas em seu peito e também em suas patas.

Os cães da raça quando adultos devem ter pelo menos 60 cm no caso dos machos, já para as fêmeas a altura mínima que é permitida pelo seu padrão da raça é de pelo menos 55 cm, estes que são medidos sempre na altura de sua cernelha.

O cão apesar de ser originalmente utilizado para luta é um excelente companheiro é ótimo para adestramento e também excelente cão para utilizar em grandes propriedades. O Tosa é um cão que precisa de um grande espaço para que gaste sua energia, do contrário ele fica triste e também estressado, podendo até mesmo apresentar traços de rebeldia ou brabeza perante a pessoas. Mas de forma geral é um bom cão para se ter em casa.