Saiba Mais Sobre o Substratos de Aquário de Água Doce

Publicidade:

Os substratos de aquário de água doce nada mais são do que compostos orgânicos constituídos por um grande número de materiais escolhidos conforme todas as características voltadas para a montagem do seu aquário. Tudo isto é adaptado de acordo com a necessidade dos ocupantes do aquário.

Que tipo de material é mais utilizado

Os materiais mais utilizados de forma convencional são os compostos basicamente de grânulos de sílica em formatos de dióxido de silício SiO2, isto que recebe o nome de areia quando a sua granulação é muito fina, ou ainda cascalho quando o seu diâmetro é médio e supera toda esta dimensão.

Desta forma o cascalho poderá ser considerado extra fino quando apresenta um tipo de granulação média entre os 2 e 4 mm, fino (com granulação de 5 a 8mm de diâmetro), médio (9 a 12mm) ou grosso – granulometria acima das anteriores). Podemos dizer que o cascalho com uma granulometria maior é chamado de seixo rolado, sendo assim de forma geral aplicado de formas bastante moderadas como complementos de substratos para um efeito mais natural utilizado no aquário.

Vale dizer que quando este é constituído exclusivamente por grânulos de silício, ou seja, sem compostos contaminantes, o substrato é considerado como neutro, e não tem uma influência em todos os valores de ph do aquário utilizado.

Qual a função do substrato

Podemos dizer que o substrato mais comum utilizado é a turmalina, que produz uma leve corrente elétrica na água e incentiva uma formação celular de organismos e o crescimento de todas as plantas. A turmalina ainda possui outros tipos de minerais diferenciados como o ferro, o manganês, entre outros, todos eles que são altamente favoráveis para desenvolvimentos de peixes e também de plantas.

Estes compostos evitam uma propagação de bactérias que são resultantes de uma putrefação e ainda aumenta a capacidade fertilizante dos substratos prolongando assim muito a vida das plantas. Além disto é promovida uma melhor absorção de todos os nutrientes pelas suas raízes das plantas. A areia serve como um tipo de camada inerte, e o cascalho poderá ser utilizado dentro de filtros ou mesmo como camada sob o substrato.