Scottish Fold, Um Gatinho Muito Meigo

Publicidade:

Esta é uma raça bastante peculiar e que sofre uma mutação genética natural que fez com que a cartilagem de suas orelhas não de desenvolvesse e dobrassem em direção aos olhos do felino. Muitos deles chamam a raça carinhosamente de gatos coruja por contarem com olhos grandes e expressivos, além de suas orelhas dobradas para a frente lembrando muito uma coruja.

O histórico da raça

Vale citar que esta raça teve a sua origem na Escócia durante o ano de 1961 em uma fazenda que fica perto da cidade de Coupar Angus onde existia uma gata com suas orelhas dobradas. Esta mesma gata acabou tendo filhotes, e dois dos filhotes tinham as suas orelhas dobradas como as de sua mãe.

Com isto um fazendeiro era apaixonado por gatos e adquiriu seus dois gatinhos e com a ajuda de um geneticista acabou produzindo 76 filhotes. Com isto a conclusão que se teve é que a mutação das orelhas é devido a um gene dominante que dá as características de suas orelhas dobradas. Desde este fato o Scottish se tornou cada vez mais popular principalmente nos Estados Unidos e no Canadá.

Características de comportamento

Os gatos da raça Scottish Fold possuem uma boa índole, além de ser muito amistosa tanto com os humanos como também com outros gatos e até mesmo outros animais. São animais brincalhões e muito meigos, seus olhos são bastante expressivos ele ainda possui miados suaves e se adaptam muito bem a situações como pessoas novas em casa e novos animais no ambiente.

Suas características físicas, temos como a mais marcante as suas orelhas dobradas, e por este motivo é importante ter um cuidado especial com as suas orelhinhas pois eles são propensos a infecções de ouvido e doenças que são causadas por ácaros, este é um felino que apresenta um maior acúmulo de cera nos ouvidos comparado com outros gatos.

Além de suas orelhas o gato possui um porte médio de 3 a 4 kg para fêmeas e de até 5kg para os machos, com a sua cabeça e seu corpo bem arredondados. Seus olhos são bastante particulares, grandes, expressivos e ainda espaçados amplamente que podem dar uma maior expressão doce ao gato.