Sistema de CO2 em Aquário

Publicidade:

Milhares de aquaristas pelo mundo não dão para as suas plantas a devida adição de CO2, mas apesar disto elas continuam muito bonitas no aquário, mas apesar disto o verdadeiro crescimento das mesmas que você vê naqueles livros e revistas sobre aquário pode ser alcançado apenas com uma fertilização extra de CO2.

Como funciona o sistema de CO2 para aquários.

Existem hoje muitos métodos para adicionar CO2 em nossos aquários bemcomo formas diferenciadas para fazermos este processo, é possível se utilizar CO2 em estado líquido e em pastilhas, além disto existem métodos caseiros, pressurizados e por eletrólise.

No caso dos sistemas pressuridados estes são considerados como os mais seguros que se tem atualmente para injetar o CO2 no aquário, é menos confuso e também de uma maior facilidade para regular. Eles poderão até mesmo ser automatizados e utilizados em qualquer tipo de sistema de difusão. Os vários sistemas de difusão de CO2 que são pressurizados são utilizados em muitos tipos de indústrias como siderúrgicas nas fundições de aço, e ainda na indústria de bebida.

A grande desvantagem dos sistemas de pressurização de CO2 ainda é o seu alto custo inicial de criação, mas toda a manutenção de sistemas a longo prazo, quando comparados aos outros sistemas utilizados de CO2 é muito mais barata e compensa todos os gastos iniciais, atualmente temos muitas empresas fabricantes que vendem estes sistemas em kits mais básicos ou mais completos que podem ser localizados no mercado com grande facilidade em lojas de aquarismo.

Podemos dizer que uma configuração básica de um sistema de CO2 pressurizado deverá ser composta por um cilindro, uma válvula reguladora de pressão e também uma válvula de ajuste fino. E com isto como o CO2 fica encontrado e pressurizado dentro de um cilindro precisamos ter no mínimo um sistema com uma configuração básica para utilizar o CO2 contido no cilindro já que a válvula de pressão reguladora deverá diminuir uma pressão de CO2 para níveis mais aceitáveis e manejáveis, e as válvulas de ajustes finos devem regular a quantidade dos fluxos de CO2.

Com isto temos os sistemas de dispersão de CO2 nos aquários para o crescimento grandioso e incrível das plantas.