Spaniel Anão Continental, Pequeno Grande Cão

Publicidade:

Os cães da raça Spaniel Anão Continental vem de uma raça de cães que é subdividida em dois, os Papillon e Phalène. Apesar de alguns defenderem que este cão existia há pelo menos três séculos antes de cristo, é muito mais prudente citar a sua origem entre o final da idade média e também o início do renascimento. Em um primeiro momento este cão contava apenas com uma variedade de Phaléne, ou seja a variedade que possui suas orelhas caídas.

Mas apesar disto foram todos os pintores holandeses que começaram o representar. Podemos citar diversos artistas como por exemplo Memling, Van der helst, Watteau e West. Ele acabou sendo descrito por Gaston Phoebus em sua obra datada do ano de 1387.

Características gerais do Spaniel Anão Continental

O cão da raça Spaniel pequeno de luzo, tem uma estrutura média e harmoniosa, além disto conta com seus pelos longos, um focinho que possui um comprimento bastante moderado e ainda mais curto que o seu crânio. É um cão de aspecto esperto, bastante gracioso apesar de robusto, além de uma movimentação orgulhosa com passadas incríveis e elásticas além de elegantes.

A pelagem

A sua pelagem é simples, sem camadas de subpelos além de abundantes, brilhantes e onduladas. Seu pelo é bastante assentado e ainda bem fino e um pouco curvo para toda a sua ondulação. Seu pelo é curto nas faces focinho, face anterior dos membros e do jarrete abaixo. Poderão surgir ainda entre os dígitos existentes e até mesmo os ultrapassar sob toda a condição existente de não tornar as patas grosseiras, mas ao contrário as afinar e alongar.

As cores

Todas as cores na raça são aceitas, sobre seu fundo branco, e no tronco nos membros o branco deverá ser ainda dominante, em relação a sua cor. É possível com isto se buscar um branco na cabeça procurando a prolongar por uma listagem de maior ou ainda de menor largura. Uma mancha branca também poderá surgir na parte inferior da cabeça, mas o branco dominante da cabeça constitui uma falta.

A sua altura deverá ser tanto para machos como para fêmeas em no máximo 28 cm.