Terrier Brasileiro, Um Cão Alegre

Publicidade:

O cãozinho da raça Terrier Brasileiro é capaz de conquistar qualquer coração de humanos por mais duros ou tristes que eles possam ser. Além disto ele é muito conhecido como Fox Paulistinha, este nome que foi dado ao cão em uma virtude da coloração de sua pelagem que é associada a bandeira de São Paulo que são três, o branco, o preto e o vermelho. O nome Terrier Brasileiro vem em virtude de que o animal terá a sua história de seleção e apuração da raça ocorrida quase em sua totalidade no Brasil.

A origem da raça no Brasil

Podemos citar que existem atualmente duas versões aceitas como a origem desta raça brasileira. A primeira delas descreve que durante o século XIX os filhos de grandes fazendeiros eram mandados para a Europa para estudarem. E no seu retorno sua grande maioria voltava casado e suas esposas normalmente vinham acompanhadas de cães terriers, na época os terriers eram muito utilizados para a caça de raposas e também de pequenos roedores.

Existe também uma outra versão onde na época da colonização dos portugueses e dos holandeses os cães terriers como o Jack Russel Terrier e o Fox Terrier sempre habitavam grandes navios com a finalidade de matar os ratos ou pequenos roedores que ficassem nos navios. Desta forma os cães se espalharam pelo mundo todo, e aqui no Brasil acabaram se misturando com cães locais e deram origem então ao Terrier Brasileiro.

As características da raça

O cão Terrier Brasileiro é bastante alegre e acima de tudo possui uma energia de sobra. Como todo o terrier que se preze, muitas das vezes simplesmente é possível se ignorar o seu tamanho e ele age como se fosse um cão de grande porte. É um animal versátil e poderá atuar em vários tipos de funções, desde cães de companhia como também um ótimo cão de alarme. Ele é inteligente o bastante e atento, aprende com muita facilidade o que lhe rendeu muitas vezes empregos em apresentações de circo.

Seu corpo tem uma aparência quadrada e forte apesar de não ser pesada. Sua cor predominante é o branco.