Tipos de Filtros para Aquários

Publicidade:

Uma dos itens mais importantes dentro da estrutura de qualquer aquário é o filtro. O principal objetivo de um filtro é manter a água limpa e desta forma promover um ambiente habitável para os peixes que estão ali dentro, já que dentro de um aquário não existe o processo de renovação da água como existe na natureza.

Os filtros conseguem sugar a água de dentro do aquário e fazer com que o liquido passe pelo processo de filtragem, que consegue reter os detritos que são encontrados dentro da água, como excrementos eliminados pelos animais e também restos de comida, além das partículas de poeira maiores.

Na hora que as pessoas comprarem o seu primeiro aquário vão perceber que no momento da compra existem basicamente dois tipos de filtros, os internos e também os externos.

Confira quais são as particularidades de cada um deles:

Filtros internos

Os filtros internos funcionam na parte de dentro do aquário. Alguns tipos de filtros internos são feitos com pedaços de esponjas, que devem ficar presas no fundo do aquário. O grande problema deste tipo de filtro é que eles ocupam bastante espaço e também podem acontecer alguns acidentes com os peixes no processo de recirculação da água.

Filtros externos

Os filtros externos são mais caros e funcionam na parte de fora do aquário. Por isso, ele acaba não ocupando espaço interno, que pode ser utilizado para colocar algum adorno ou então mais peixes. Este tipo de filtro também realiza o procedimento de limpeza através de técnicas químicas, físicas e biológicas.

Basicamente os dois tipos de filtros podem ser utilizados para qualquer aquário, sendo que os modelos de diferentes tamanhos é o que realmente vai definir qual será comprado pela pessoa que está montando o seu aquário. Também vai depender sempre do investimento que a pessoa está fazendo para montar este ambiente para os peixes.

Os filtros internos acabam sendo mais recomendados para os filtros que não possuem muitos peixe e ficam em locais mais limpos, desta forma terá menos sujeira dentro do aquário e o risco que aconteçam problemas são menores.