Yorkshire Terrier, Aprenda os Cuidados com Essa Linda Raça

Publicidade:

Inteligente e sempre, sempre em alerta. Por mais incrível que possa parecer, estas são as principais características deste pequeno exemplar da raça terrier – o Yorkshire.  Os yorkshires também costumam ser muito animados, bem dispostos e, para pessoas que gostam de mais silêncio, costumam ser bastante barulhentos.  Para quem mora em apartamentos ou locais pequenos, que possam ter muito eco, é melhor pensar bem antes de ter um exemplar deste, porque poderá sim tem problemas com outros moradores.

Pertencente ao grupo dos cães de pequeno porte, os yorkshires também chamados de york e yorkie, é uma raça descrita na Federação Cinológica Internacional ocupando a categoria 86, inserido no grupo 3, na seção 4. Ou seja, trata-se de uma raça canina que, embora tenha sido criada para ser rateira é de companhia. Desde a sua craição, vários exemplares foram sendo cruzados até que se atingisse um padrão de beleza, comportamento e características que permeiam esta categoria de terrier. É um dos cães favoritos do norte-americanos, ainda que sejam originários da Grã-Bretanha, especificamente na região que deu origem ao seu nome: Yorkshire.

De pelos sedosos, macios, longos, os yorkshires terriers são muito dóceis e fáceis de lidarem. O peso varia entre 2,3 a 3,5, estando o maior preso sempre atrelado aos machos. Poucas foram as vezes em que se registrou um yorkshire com um peso menor que este. A altura também fica entre 15 a 17,5 centímetros, daí a classificação geral de toy e mini. A cabeça é bastante proporcional ao restante do corpo, o nariz totalmente preto e também proporcionais aos olhos. As orelhas são bem características: cortadas em V. As patinhas são voltadas para frente, o que o difere de outros exemplares da categoria toy. A cauda é longa, embora seja cortada para fins estéticos em certos países, o que é totalmente proibido segundo a Federal Cinológica Internacional de cães. A pelagem passa pelo azul-aço ao amarelo tostado, mas há certas variantes de cor. As ninhadas ficam entre 3 a 5 filhotes, e a expectativa de vida está entre 12 a 15 anos.

Quem está pretendendo ter um yorkshire, deverá preparar o bolso. Banhos e tosas devem ser constantes, e a escovação do pelo deverá ser diária. O muco dos cantos dos olhos também precisa ser retirado todos os dias, com água morna e pano limpo e úmido. Tosas higiênicas precisam ser realizadas regularmente, para que o pelo do cão não fique sujo de fezes. Orelhas e dentes precisam ser examinados com certa regularidade também, pois os yorkies costumam ter problemas nestas regiões.

Não se esqueça de dar água limpa e ração apropriada e de boa qualidade.